O engenheiro Alysson Andrade foi exonerado do cargo de superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, conforme publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira (24). A decisão surpreendeu Andrade, que soube da exoneração na noite de quarta-feira (23), mas reconheceu que "faz parte do processo".
Alysson Andrade, que é servidor de carreira do órgão e estava à frente do DNIT no estado há mais de três anos, afirmou que a saída foi uma "opção do ministro" dos Transportes, Renan Filho, e teria sido "motivada pela bancada parlamentar catarinense". O motivo exato da decisão não foi divulgado.
A saída de Andrade é considerada uma perda por diversos setores catarinenses, que o elogiavam justamente por sua atuação técnica e por ter quebrado a histórica ligação política nas nomeações para o DNIT em SC.
Temporariamente, quem assume o comando do DNIT em Santa Catarina é o engenheiro Amauri Sousa Lima, que já passou pelo comando do órgão na Bahia. Um substituto permanente ainda não foi nomeado como titular.