Pai é preso por abandono material de quatro filhos em situação insalubre em Itapejara do Oeste
Conselho Tutelar e PM encontram crianças em condições precárias e removem para família acolhedora.
Por: Alisson Júnior
25 de julho de 2025
A- A A+

Na tarde de quinta-feira (24), por volta das 15h30, a Polícia Militar de Itapejara do Oeste foi acionada pelo Conselho Tutelar para verificar uma denúncia de maus-tratos e abandono material de crianças em uma residência da cidade.

Segundo o Conselho Tutelar, quatro crianças de 2, 4, 5 e 7 anos  estavam sem frequentar a escola e sem comparecer a consultas médicas agendadas. Todas as tentativas de contato com o pai foram infrutíferas, já que ele raramente era encontrado em casa e, quando estava, não abria a porta.

Acompanhados de conselheiros tutelares e de uma enfermeira do município, os policiais foram até o local e foram recebidos pelo pai. Ao entrarem na residência, constataram um cenário de extrema insalubridade: a casa estava sem água há duas semanas; o vaso sanitário estava cheio de fezes; fraldas sujas se acumulavam nos quartos e sala. Na sala, havia bitucas de cigarro com odor característico de maconha. As crianças estavam deitadas sobre um colchão molhado, com forte cheiro de urina.

O pai admitiu ser usuário de maconha e cocaína, mas alegou que não consumia as substâncias na presença dos filhos. A casa não tinha alimentos, e a geladeira estava desligada.

Diante da situação, o Conselho Tutelar decidiu, em ato administrativo, acolher provisoriamente as crianças em uma "família acolhedora". Já o pai recebeu voz de prisão pelo crime de Abandono Material, conforme o Artigo 244 do Código Penal, por deixar de prover a subsistência dos filhos menores. Ele foi encaminhado à 12ª Central Regional de Flagrantes em Pato Branco para os procedimentos legais.

Fonte: PP News
Fotos
Comentários