Um motorista de 39 anos foi detido na tarde desta quinta-feira (10), durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 521 da BR-282, em Xaxim, no Oeste de Santa Catarina.
Na abordagem, os agentes encontraram uma pistola calibre 9mm, dezenas de munições e comprimidos de nobésio extra forte — substância conhecida como “rebite”, utilizada ilegalmente por caminhoneiros para inibir o sono.
Segundo a PRF, o condutor demonstrou um nervosismo incomum durante a fiscalização. Ao revistarem a cabine, os policiais localizaram os comprimidos, classificados como de alto potencial de dependência e com efeitos colaterais graves, como problemas cardíacos e distúrbios psiquiátricos. O uso do rebite é proibido por representar sério risco à segurança no trânsito.
A arma e as munições estavam escondidas em compartimentos do caminhão. Além disso, o disco do cronotacógrafo indicou que o motorista havia dirigido por longas horas, sem o descanso mínimo exigido por lei. A carga transportada também estava com excesso de peso.
O caminhão foi levado ao pátio da PRF em Chapecó para transbordo da carga e cumprimento do descanso obrigatório. O motorista e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Xaxim