Número de recuperados em Dionísio Cerqueira ultrapassa os 88%
Os dados são acompanhados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde e permitem a elaboração de estratégias de controle do vírus e redução do impacto sobre o sistema de saúde.
14 de agosto de 2020
A- A A+

O índice de casos de COVID-19, em que os pacientes tiveram êxito em seus tratamentos e se recuperaram da doença, é de 88,46%, conforme dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, através do último boletim epidemiológico divulgado pelo Comitê de Saúde do Consórcio Intermunicipal da Fronteira.

Dos 56 casos confirmados até a última quarta-feira (12), 46 já se encontram devidamente recuperados. Ainda há 09 pacientes que estão em isolamento preventivo, conforme conduta médica anteriormente determinada. E 01 destes casos positivados, resultou em óbito. Outra estatística apresentada pela secretaria, é de que cerca de 94% destes pacientes diagnosticados, não necessitaram de internação hospitalar e são tratados em sua própria residência. Estes dados indicam que estes pacientes apresentaram sintomas leves ou não tiveram sintomas (assintomáticos), que foram tratados e acompanhados de forma primária, ou seja, sendo acompanhados pelas equipes dos postos de saúde.

O secretário de Saúde de Dionísio Cerqueira, Deniz da Rocha, comenta que “grande parte dos casos de COVID-19 registrados aqui em Dionísio Cerqueira possuem sintomas leves, ou mesmo assintomáticos (que não apresentam os sintomas) e assim acaba se recuperando em casa, após a quarentena de 14 dias em seu isolamento domiciliar. Apesar disso, ampliamos o monitoramento dos pacientes positivos, para evitar o agravamento do quadro clínico e possível internação”.

O monitoramento dos pacientes positivos e também de casos sintomáticos que tiveram resultado negativo, e feito por uma equipe com cerca de 88 profissionais de saúde, através de chamadas telefônicas ou visitas domiciliares.

Os pacientes com sintomas moderados a graves são identificados nas “teleconsultas” e recebem uma visita para avaliação e orientação, quando necessário.

Com a medida, o município espera antecipar o atendimento de pacientes graves, monitorando caso a caso e evitando um maior agravamento da doença.

Os dados são acompanhados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde e permitem a elaboração de estratégias de controle do vírus e redução do impacto sobre o sistema de saúde.

Fonte: Assesoria
Fotos
Comentários