Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de cursos técnicos presenciais de nível médio do Instituto Federal do Paraná
Para o Campus de Barracão são ofertadas 80 vagas em dois cursos
Por: Itamar Soares
05 de janeiro de 2021
A- A A+
Instituto Federal do Paraná - 80 vagas para campus de Barracão - Foto: Deise Bach

O Instituto Federal do Paraná lançou nesta segunda-feira, dia 04, o edital do Processo Seletivo IFPR 2021 para ingresso em cursos técnicos de nível médio na modalidade presencial. As inscrições podem ser feitas até 08 de fevereiro.

Para o Campus do IFPR de Barracão são ofertadas 80 vagas, divididas em dois cursos:

Técnico em Administração, matutino, 04 anos, com 40 vagas e Técnico em Informática, matutino mais uma tarde por semana, 03 anos com 40 vagas.

A seleção será realizada por sorteio público, que será realizado de 01 a 03 de março. Do total de 3.015 vagas, 80% (oitenta por cento) são destinadas às políticas de inclusão social e 20% à ampla concorrência.

“O sorteio público para o preenchimento das vagas dos cursos técnicos é a opção mais segura e democrática que poderia ser tomada neste momento de pandemia, tendo em vista que a maioria dos candidatos é adolescente e seria arriscado fazer com que se deslocassem e se reunissem nos locais de prova, ainda que fossem tomados todos os cuidados que a situação exige”, comenta Amarildo Pinheiro Magalhães, pró-reitor de Ensino. “Além disso, o sorteio público coloca em nível de igualdade todos aqueles que buscam uma vaga nos cursos técnicos do Instituto Federal do Paraná”, conclui o pró-reitor.

Formas de oferta

Os cursos técnicos de nível médio, na modalidade presencial, são ofertados nas formas Integrada (oferecida a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental). Eles são organizados de modo que o estudante, a partir de única matrícula na Instituição, conclua o Ensino Médio juntamente a uma habilitação profissional técnica de nível médio) e Subsequente (oferecida a quem já tenha concluído o Ensino Médio, conferindo habilitação profissional técnica de nível médio).

A distribuição das vagas nos diversos cursos e campi do IFPR e nas diferentes cotas de inclusão e ampla concorrência encontra-se no edital, já publicado na página do IFPR que é: reitoria.ifpr.edu.br

O Processo Seletivo para os cursos de graduação está previsto para maio de 2021 e levará em conta o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O candidato concorrerá com a nota de sua preferência em qualquer uma das provas referentes a 2017, 2018, 2019 ou 2020.

Inclusão social

 

 

60% do total de vagas ofertadas são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Destas, 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.567,50) e 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos: autodeclarados pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e demais candidatos.

Além das vagas acima descritas, o IFPR ainda destina 10% do total das vagas ofertadas para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas aos candidatos autodeclarados indígenas; e 5% aos candidatos com deficiência. Os 20% restantes do total de vagas são destinados à ampla concorrência.

Sorteio público

O sorteio público para o preenchimento das 3.015 vagas do Processo Seletivo IFPR será realizado nos dias 01, 02 e 03 de março de 2021. É de responsabilidade do candidato o acompanhamento virtual dos sorteios.

Inscrições

As inscrições, no valor de R$ 25, podem ser feitas até 08 de fevereiro.

Isenções

Poderá ser concedida isenção da taxa de inscrição ao candidato que comprove não poder arcar com tal ônus junto ao IFPR. A data limite para pedido de isenção é 29 de janeiro.

Em caso de dúvidas, enviar e-mail para ifpr2021@funtefpr.org.br.

Os detalhes você encontra na página do Processo Seletivo IFPR, acessando o site reitoria.ifpr.edu.br

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários