Barracão – Município é contemplado com o Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável e se torna ainda mais Amigo da Pessoa Idosa
Instituído pelo Decreto nº 10.133, de 26 de novembro de 2019, o Programa Viver é uma política que contribui para a promoção do envelhecimento ativo e saudável
Por: Itamar Soares
03 de novembro de 2020
A- A A+

A população brasileira está em trajetória de envelhecimento e, até 2060, o percentual de pessoas com mais de 65 anos será 25,5%; ou seja, um em cada quatro brasileiros será idoso, este é um ciclo natural da nossa vida. Nesse contexto demográfico, as projeções também vislumbram a continuação dos ganhos em anos de vida: masculina entre 85 e 90 anos, e feminina na faixa de 90 a 95 anos. Porém, viver mais pode não ser sinônimo de viver melhor. Por isso precisamos pensar em políticas públicas de qualidade.

E é neste sentido que o município de Barracão se tornou Amigo da Pessoa Idosa e tem o compromisso de efetivar o cumprimento de todos os Princípios Fundamentais, com destaque para os de proteção integral e prioridade absoluta, e dos Direitos Fundamentais inerentes à pessoa humana, tanto os preconizados na Constituição Federal de 1988, como os dispostos no Estatuto do Idoso.

Instituído pelo Decreto nº 10.133, de 26 de novembro de 2019, o Programa Viver é uma política que contribui para a promoção do envelhecimento ativo e saudável e, consequentemente, para a participação e inclusão da pessoa idosa no contexto atual e ampliação das habilidades necessárias à qualidade de vida.

O Programa oferece a doação de um conjunto de equipamentos - computadores, webcams, retroprojetor e impressora - a fim de promover a inclusão digital e social da pessoa idosa e, assim, assegurar uma melhor qualidade de vida a esta faixa etária, promovendo o seu protagonismo.

“Vamos capacitar ainda mais nossa melhor idade e incluir na era digital por meio de cursos para capacitação dos recursos tecnológicos, como redes sociais, informática básica e celulares, dentre outros”. Também vamos trabalhar na alfabetização de quem precisa, na saúde e atividades físicas, entre outras ações”, destacou Adriana Santini Zandoná, Gestora da Assistência Social de Barracão.

Para ser incluso no programa, o município de Barracão teve que comprovar seu comprometimento no desenvolvimentos de ações destinadas ao idoso.

Barracão com mais esta ação vai se tornando ainda mais amigo da melhor idade.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários