Barracão – Zandoná comemora conquistas na educação neste dia do professor
Barracão é um município que está se destacando na educação.
Por: Itamar Soares
15 de outubro de 2020
A- A A+

Neste dia 15 de outubro, data em que se comemora o Dia do Professor, o Prefeito de Barracão, Marco Zandoná, falou de algumas ações que elevaram o nível educacional do município.

“Quando assumimos o município, o IDEB de Barracão que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, era de 4.9 em 2011. Hoje nosso IDEB é de 6.2, com projeção de 6.4 para 2021”.

Conforme Marco Zandoná, tudo isso tem explicação e foi construído ao longo dos últimos anos.

“Aos nossos profissionais da educação fizemos a equiparação do piso salarial e a implementação dos 33,33% de hora atividade, bem como, fizemos a reformulação de cargos e salários, o que gerou avanço significativo em seus salários e ainda criamos à fixação das vagas dos profissionais nos educandários que mais se identificam. E não paramos por aí, também garantimos o direito da licença maternidade de seis meses para o quadro do magistério e demais funcionárias do município. Ainda oferecemos cursos de capacitação e formação para nossos professores, monitores, auxiliares de serviços gerais e merendeiras. Criamos o CMEI Clarmi Bueno Zandoná – mais um espaço de excelência no atendimento das nossas crianças, a qual se soma a Creche São Cristóvão do Bairro Industrial e Creche Bel do Bairro Copasa”.

Com estes novos espaços foram quadruplicados o número de vagas para o ensino infantil. Porém, havia um gargalo pra ser corrigido. O horário da creche não correspondia com o horário de trabalho dos pais.

“Ouvindo pais e mães, implantamos o horário estendido de 12h nas creches. Assim, os pais podem trabalhar sem preocupações, pois seus filhos estão sendo bem cuidados”.

Para Zandoná, a oferta de vagas será ampliada, pois a Super Creche, localizada no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, está em fase final de construção.

“Também reformamos e modernizamos nossos educandários Judith M. P. Guariente, Eurilemo Lúcio Zanette e Érico Verissimo. Em nossas escolas todos são iguais e não existem distinções. Distribuímos uniformes escolares para todos os educandos”, lembra o prefeito.

“E não paramos por aí, pensamos no conforto e comodidade dos nossos pequenos, instalamos ar-condicionado nas salas de aulas e estamos instalando playground infantil nas escolas do município, os quais estão em fase licitação”.

“Na alimentação escolar quadruplicamos os investimentos e oferecemos alimentos de qualidade quem vem da nossa agricultura familiar. Também contratamos profissional da Nutrição e de Psicologia, exclusivos para a Educação”.

“Para a garantia de uma educação de qualidade, todas as nossas escolas possuem equipes de direção e coordenação”.

“Para um transporte seguro e com conforto, modernizamos nossa Frota veicular”.

“Neste período também trabalhamos junto ao Governo do Estado para implantação do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Barracão e para a construção da Faculdade UNETRI, junto aos empresários locais”.

Lembra do início?

“Mudamos para evoluir e isso não vai parar, pois tudo isso foi construído com bases sólidas e com muita responsabilidade”, concluiu o prefeito de Barracão, Marco Zandoná.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Comentários