Iniciam as Campanhas Contra a Poliomielite e de Multivacinação
A campanha de vacinação segue até o dia 30 de outubro. Já o Dia D será no dia 17 de outubro.
Por: Itamar Soares
06 de outubro de 2020
A- A A+

A partir desta segunda-feira, dia 5, inicia a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e a de Multivacinação. A imunização contra a pólio é voltada para crianças de um ano a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Já a campanha de multivacinação abrangerá crianças a partir de zero ano até adolescentes com menos de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

Segundo o Ministério da Saúde, na campanha de multivacinação, que acontece no mesmo período, será avaliada e atualizada a caderneta de vacina. É importante que todas as crianças e adolescentes sejam levadas até a sala de vacinas do seu município para receber as vacinas necessárias.

Todas as crianças precisarão ser imunizadas por dois motivos. Um deles é que ainda existe poliomielite em dois países no mundo, que é o Paquistão e o Afeganistão. Outro motivo é que a cobertura vacinal é muito baixa. 

A campanha é uma grande oportunidade de garantir a imunização das crianças e adolescentes. A orientação é de que os pais posam levar seus filhos para receberem a vacina, visto que esta é a principal medida de prevenção contra as doenças. Segundo especialistas, o vírus da pólio é agressivo e pode deixar sequelas graves, neurológicas e de limitação física.

A campanha de vacinação segue até o dia 30 de outubro. Já o Dia D será no dia 17 de outubro.

Durante o dia, os agentes de saúde tem papel fundamental, em alertar as famílias e acompanhar/monitorar a situação de cada pessoa que é vacinada. Para tanto, é primordial que os pais levem a caderneta de vacinação, o Cartão SUS e um documento pessoal.

A distribuição das vacinas para iniciar a campanha ocorreu na última sexta-feira, dia 2, com isso os municípios da região terão doses disponíveis para imunizar crianças e adolescentes.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários