Quase 500 municípios brasileiros têm mais eleitores do que habitantes
Saiba os números da tri-fronteira
Por: Itamar Soares
29 de setembro de 2020
A- A A+

Quase 500 municípios brasileiros têm mais eleitores do que habitantes.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, são 493 municípios nessa situação.

Para comparação, nas eleições de 2018, eram 308, o que significa um aumento de 60% entre um pleito e outro.

Segundo especialistas ouvidos pelo portal de notícias G1, a diferença entre o número de habitantes e o total de eleitores de um município pode ser explicada por defasagem nas estimativas de população, por disputas territoriais, por migrações e até mesmo por fraudes.

O município com a maior diferença proporcional é Severiano Melo.

Situada no estado do Rio Grande do Norte, a cidade tem 6.482 eleitores registrados, mas apenas 2.088 habitantes, segundo as mais recentes estimativas do IBGE divulgada em julho de 2020.

Há também uma diferença de conceito importante: o IBGE considera o domicílio civil, onde a pessoa efetivamente mora. Já os números do TSE leva, em conta o domicílio eleitoral, que pode ser o lugar em que o eleitor tenha "vínculo político, familiar, afetivo, profissional, patrimonial ou comunitário" -mas não necessariamente habite.

Situação, por exemplo, de uma pessoa morava em uma cidade, mudou, mas não registrou a alteração do domicílio eleitoral e, portanto, segue votando no município de origem e não no que passou a habitar.

Números da Tri-Fronteira

Em Bom Jesus do Sul, o número de habitantes de acordo com estimativa do IBGE 2020 é de 3.506 habitantes. Já o número de eleitores, de acordo com o Cartório Eleitoral é de 3.401.

O município de Barracão conta com uma população estimada de 10.312 habitantes. Informações do Cartório Eleitoral dão conta que estão aptos ao voto este ano 7.342 eleitores.

Já Dionísio Cerqueira possui uma população estimada em 15.545 habitantes. O número de eleitores aptos ao voto em 15 de novembro é de 11.558 eleitores.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários