Covid-19 na Tri-Fronteira: Barracão e Dionísio registram novos casos
Reforça-se a importância de cada vez mais tomarmos os cuidados na prevenção ao coronavírus, visto que já estamos em transmissão comunitária.
Por: Itamar Soares
22 de setembro de 2020
A- A A+

Na tarde de ontem (21), as secretarias de Saúde, de Dionísio Cerqueira e Barracão notificaram 1 caso, cada, do novo coronavírus.

Em Barracão, a paciente, uma mulher de 68 anos, teve o exame confirmado após exame de PCR pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). Conforme informações, ela manteve contato com familiar positivado para COVID-19.

Ela encontra-se com bom estado de saúde, cumprindo isolamento domiciliar, sendo acompanhada pela Equipe de Saúde Referência para Síndrome Gripal.

A Saúde do município de Barracão também está acompanhando familiares e contatos próximos referidos pela mesma.

Com mais esta confirmação, Barracão registra 92 casos de coronavírus. Por outro lado, já são 87 pacientes recuperados e que já retornaram ao convívio social normal. O número de casos descartados também subiu, já são 143, em investigação são 08 casos.

Em Dionísio Cerqueira, o 89º caso se trata de um paciente, masculino de 37 anos, apresentou sintomas gripais e procurou laboratório particular, onde realizou a coleta para exame PCR-SWAB NASOFARINGE, em que apresentou o resultado detectável para Covid-19, sendo informado à Secretaria Municipal de Saúde, nesta segunda.

Conforme Nota Técnica do Ministério da Saúde, os exames particulares não são contabilizados para fins de investigação. Porém, os laboratórios são obrigados a fornecer os resultados às autoridades de saúde, para que sejam tomadas as devidas providências, bem como a contabilização do caso nas estatísticas oficiais.

Deste modo, o paciente está com quadro clínico estável, em isolamento domiciliar, com seu grupo familiar, conforme conduta médica.

Em Dionísio Cerqueira são 82 recuperados, 01 em investigação e outros 62 descartados. Bom Jesus do Sul por sua vez já registrou 15 casos, destes 14 recuperados, ainda 81 descartados e outros 02 estão em investigação.

Por fim, reforça-se a importância de cada vez mais tomarmos os cuidados na prevenção ao coronavírus, visto que já estamos em transmissão comunitária.

Algumas regras precisam ser seguidas diariamente: evite tomar chimarrão com outras pessoas, use máscara sempre que sair de casa e mantenha o distanciamento Social.

Fonte: Redação Rádio Fronteira por Itamar Soares e Sandro Barcelos.
Fotos
Comentários