Tempo – Ventania na Tri-Fronteira é em decorrência de ciclone bomba que se formou na costa Sul do Brasil
Mesmo com a ocorrência do ciclone, às temperaturas se manterão agradáveis em nossa região ao longo desta segunda.
Por: Itamar Soares
14 de setembro de 2020
A- A A+

Um ciclone bomba se formou sobre o mar, na altura da costa do Sul do Brasil e atuará entre esta segunda-feira (14) e terça, dia 15. A expectativa é de fortes rajadas de vento sobre parte do Sul e do Sudeste, que podem chegar a 90km/h.

Além disso, há risco de chuva forte na Região Sul.

Os ciclones extratropicais são áreas de baixa pressão atmosférica e são muito comuns na América do Sul. Em geral, estão associados a frentes frias.  

No entanto, a previsão é de que a pressão do ar caia de forma muito acentuada num curto período. Quando há queda de pressão de pelo menos 24hPa em 24 horas, forma-se o que chamamos de “ciclone bomba”. Esta situação não acontece sempre, e os meteorologistas ficam mais atentos quando notam que a pressão do ar está baixando muito rapidamente em um local, pois isto é sinal de ventania e tempestade.

Na Região Sul, com a formação do ciclone bomba, a expectativa é de fortes rajadas de vento entre segunda e terça-feira, que podem chegar a 60km/h no interior do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. No entanto, os ventos mais intensos, de até 90km/h se concentram entre o litoral norte gaúcho e a costa sul catarinense.

Durante o processo de formação do ciclone bomba, o mar ficará bastante agitado em áreas da costa da Região Sul, e há chance de ressaca no litoral sul de Santa Catarina.

Com relação à chuva, a expectativa é de que os maiores volumes sejam observados apenas no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, principalmente entre terça e quarta-feira. No Paraná, a chuva será rápida e se concentra apenas no leste do estado.

Mesmo com a ocorrência do ciclone, às temperaturas se manterão agradáveis em nossa região ao longo desta segunda.

Amanhã haverá uma ligeira queda na temperatura, com um pouquinho de frio no amanhecer.

O volume de chuva, mesmo que de forma isolado, não será expressivo.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários