Brasileiro vai consumir arroz da Tailândia, com taxa zero de importação
Redução está restrita a 400 mil toneladas de arroz beneficiado
Por: Deise Bach
10 de setembro de 2020
A- A A+
Crédito: Pixabay

Liberação das tarifas de importação de arroz a países fora do Mercosul deve colocar na mesa do brasileiro o arroz produzido na Tailândia e dos Estados Unidos.

A taxa para entrada do grão desses países no Brasil era de 10 a 12 POR CENTO, agora zerada para combater a alta exagerada no preço do produto.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o volume de 400 mil toneladas até o fim do ano deve atingir cerca de 35 POR CENTO das importações brasileiras.

Segundo a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, produto deve demorar um pouco para chegar às prateleiras dos supermercados.

Ela explicou que o arroz desses países tem o mesmo tipo do consumido no Brasil. E que há outros países produtores, mas de tipos diferentes.

A redução das tarifas vale apenas para o arroz beneficiado não parboilizado, semibranqueado ou branqueado não parboilizado.

A Tailândia está entre os cinco maiores produtores de arroz do mundo, que concentram, no continente asiático, 90 POR CENTO da produção e do consumo global. 

Mais de TRÊS BILHÕES E MEIO da população mundial consideram o arroz como alimento básico.

Fonte: Redação Rádio Fronteira - Informações Radio 2
Fotos
Comentários