Ascoagrin dá nome a seu auditório em homenagem ao ex-presidente Tarcízio Sartori
Tarcízio Antônio Sartori presidiu a Ascoagrin na gestão 2013/2015 e faleceu neste ano, vítima da covid 19
Por: Deise Bach
27 de novembro de 2021
A- A A+

A Associação Empresarial da Fronteira - Ascoagrin realizou, na tarde desta quinta-feira, 25 de novembro, a cerimônia de homenagem póstuma ao presidente da Ascoagrin, gestão 2013/2015, Tarcizio Antonio Sartori, que faleceu neste ano, vítima da covid 19.

Para tanto, o auditório da Associação passa a se chamar “Auditório Tarcízio Antônio Sartori”.

Participaram da solenidade, a presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab; diretores da Associação; a esposa Silvia, os filhos Fabrício e Letícia, acompanhados por seus cônjuges Raquel e Henrique, e a irmã Salete.

Também participaram, o vice-prefeito de Barracão, Hercílio Vieira de Andrade Neto; o prefeito de Bom Jesus do Sul, Hélio Surdi; vice-prefeito, Vanderlei Scalco; o vereador de Dionísio Cerqueira, Claudiomiro Pavan, representando o Legislativo do município; o presidente da Câmara de Vereadores de Bom Jesus do Sul, Jenuino Demarchi; o presidente da Coordenadoria das Associações Empresariais do Sudoeste do Paraná – Cacispar, Paulo Sérgio Bueno; empresários e convidados.

A decisão de nomear o auditório com o nome do presidente Tarcízio, foi tomada em reunião de diretoria, no dia 20 de maio, quando os diretores presentes decidiram, pela primeira vez nos 46 anos da entidade, nomear a principal sala da sede, o auditório.

Na oportunidade a Direção da Ascoagrin destacou o sentimento e a emoção pela homenagem póstuma, destacando o pesar pela perda física de um admirável ser humano, diretor e amigo, que foi baluarte do associativismo, e também a esperança, pela certeza de que não foi vã a vida que tão corajosamente soube viver, e pelo legado que deixou a todos.

“O sentimento com que homenageamos Tarcizio, é a expressão do nosso pesar e do nosso lamento pela perda de quem tombou em plena luta e que tanto ainda poderia fazer pela sociedade da fronteira, a quem deu o melhor de si. Consola-nos a certeza de que Tarcizio continuará vivo em nossa lembrança, pelo trabalho que engrandeceu e honrou a Ascoagrin”.

Em um discurso emocionado, a presidente da Associação, Raquel Schwab, afirmou que é motivo de elevada honra poder homenagear um diretor, presidente, vereador e cidadão tão atuante na comunidade, e que, acima de tudo, foi um grande amigo.

“Não foi difícil pensar em coisas para falar sobre o Tarcizio, o difícil foi resumi-las. Existem seres humanos que, pela grandeza de que se revestem, e pela importância da obra que realizam, transcendem o tempo que lhes é dado viver. Assim foi Tarcizio Antonio Sartori, cuja morte prematura a Ascoagrin pranteia nesta sessão solene”.

Raquel destacou que na homenagem que a Ascoagrin presta ao saudoso diretor e amigo, todos partilham a tristeza e a dor de seus familiares, especialmente da esposa Sílvia, pela perda, não apenas do parceiro de lutas, mas também do marido e companheiro de vida, e da dor imensurável dos filhos Guilherme, Fabrício e Letícia, que foram golpeados pelo transpasse súbito do amado pai.

“Aos 65 anos, dentro do esplendor de sua capacidade produtiva, Tarcízio saiu da vida terrena para entrar na galeria dos heróis que dedicaram sua vida para causas nobres. Falar sobre Tarcízio, é referir-se a um homem de caráter inabalável, de honradez imensurável e de uma vontade de ajudar e servir inesgotáveis”.

Entretanto, enfatizou a presidente, a frágil característica da natureza humana nos privou prematuramente do convívio desse ser muito especial, que nos deixa como seu maior legado a luta pelo associativismo, aperfeiçoamento e crescimento de nossa região.

“Pela trajetória irretocável de vida, por toda contribuição com o sistema associativista, e, sobretudo, com a Ascoagrin, é que nos enche de emoção nomear nosso auditório, palco de inúmeras conquistas para nossa fronteira com o nome de Tarcizio Antônio Sartori”.

Raquel agradeceu à diretoria, funcionários, familiares e associados e destacou a importância da homenagem a uma pessoa por quem tinha profundo respeito e admiração, e que sempre lembrou a todos que a luta pelo associativismo e cooperativismo valem a pena, mesmo diante de todas as dificuldades.

Em seguida, foi descerrada a placa denominando o auditório com o nome do presidente Tarcízio.

Na sequência foi servido um coquetel aos presentes, encerrando solenidade.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Ascoagrin
Comentários