Nova rede social tem limite de 100 posts por usuário e zero curtidas
Uma rede social sem algoritmos.
Por: Deise Bach
16 de outubro de 2021
A- A A+

Na era da abundância, quanto vale a escassez? É nisso que uma nova rede social americana acredita e quer espalhar entre seus usuários. A Minus, fundada em Chicago, é a primeira rede que possui um limite de posts por usuários.

Ao contrário do Instagram e do TikTok, que querem que usuários postem mais e mais, a plataforma só permite que cada usuário poste 100 vezes durante toda sua passagem pelo aplicativo.

O objetivo? Ser algo provocador para uma sociedade que passa cada vez mais tempo conectada e dependente. Segundo o fundador, a ideia é fazer com que as pessoas pensem efetivamente antes de postar.

  • Logicamente, por ser do contra, na Minus também não existem curtidas ou contagens de seguidores. Uma rede social sem algoritmos.

 

Modelo de negócios sustentável ou só alarde?

Aparentemente, é muito mais um desejo pessoal do fundador — Ben Grosser, um professor e artista da Universidade de Illinois — de alertar a sociedade, do que algo que ele realmente pretende monetizar ou tornar escalável.

  • A rede social foi encomendada pela Arebyte Gallery de Londres para sua exposição Software for Less, que examina os efeitos culturais, sociais e políticos das redes na sociedade. Você pode se inscrever clicando aqui.

 

O timing

A plataforma vem no momento em que o Facebook está sendo duramente criticado depois dos relatos de uma ex-funcionária, Frances Haugen, sobre as políticas da empresa de priorizar lucro em vez da saúde mental e privacidade dos usuários.

Olhando além do fato... É bem provável que a Minus não se torne a próxima grande rede social, mas ousamos dizer que algo diferente do que estamos acostumados está por vir — mais próximo da Minus do que do TikTok.

Fonte: The News
Fotos
Comentários