STF derruba comercialização de remédios para emagrecer
Três dessas substâncias já eram alvo de duras restrições na Europa e nos Estados Unidos desde os anos 1990.
Por: Deise Bach
15 de outubro de 2021
A- A A+

Pílulas de emagrecimento. O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, ontem, por 7 votos a 3, uma lei que permitia a produção, comercialização e consumo de quatro dos principais medicamentos para emagrecimento no Brasil.

Quais? Sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol. Até ontem, os medicamentos podiam ser vendidos mediante receita médica específica, mas não eram recomendados pela Anvisa — por ter impactos desconhecidos no organismo.

  • Três dessas substâncias, por exemplo, já eram alvo de duras restrições na Europa e nos Estados Unidos desde os anos 1990.

A relevância disso: Além do mercado de produtos para emagrecimento ser bem grande, a obesidade em si é um grande problema de saúde pública no Brasil. Estima-se que mais de 500 comorbidades estejam cientificamente associadas ao excesso de peso.

Zoom out: A taxa de obesos na população brasileira só cresce, e a decisão pode agravar essa situação. Nos últimos 20 anos, a proporção de obesos na população acima de 19 anos passou de 12,2% para 26,8% — mais que dobrou.

Fonte: The News
Fotos
Comentários