Como os dias da semana influenciam no seu apetite ao risco
Um estudo identificou que a semana com 7 dias influencia diretamente a nossa tomada de decisão.
Por: Deise Bach
13 de setembro de 2021
A- A A+

O calendário semanal como conhecemos é uma invenção 100% humana. Ao contrário das estações, que seguem o curso da posição do planeta em relação ao sol, a segunda-feira foi inventada pelo homem nos últimos milênios.

Explicando melhor… Por mais que a semana de sete dias tenha sido moldada a partir dos ciclos naturais do sol e da lua, ela não possui uma relação tão causal quanto a do verão, em que a Terra fica mais perto da estrela que nos aquece.

Dito isso, podemos passar para a parte interessante. Um estudo recente durante a pandemia identificou que a semana com 7 dias influencia diretamente a nossa tomada de decisão. Hoje, inclusive, você tem mais apetite ao risco do que terá na quinta.

Como assim? A pesquisa — complementar a um estudo de 2016 — analisa vários fatores, desde jogos de xadrez até dois tipos de rotina diferentes na pandemia, e identificou que nossa tolerância ao risco varia ao longo da semana.

  • Para visualizar melhor, pense nisso como uma escada em que a sexta-feira é o topo e, conforme você desce, menor é seu apetite para coisas arriscadas.

Por que falar nisso? Se o ciclo semanal de sete dias pode ter consequências inesperadas para a tomada de decisão das pessoas, um determinado dia pode influenciar todo o curso de uma vida, do mercado de ações ou, até mesmo, de uma eleição.

Zoom out: Se você está decidido a deixar seu trabalho ou terminar um relacionamento hoje, talvez seja melhor esperar e verificar novamente mais tarde na semana, quando seus níveis de risco terão diminuído. risos.

Fonte: The News
Fotos
Comentários