Grupo registra 120 baleias-franca durante sobrevoo de monitoramento entre SC e RS
Ação percorreu a costa entre Florianópolis e Cidreira. Ao todo, foram registradas 60 pares de mãe com seus filhotes.
Por: Deise Bach
08 de setembro de 2021
A- A A+
Pesquisadores fizeram sobrevoo e encontraram 120 baleias entre SC e RS — Foto: ProFranca/Divulgação

Pesquisadores do Projeto ProFRANCA/Instituto Australis de Santa Catarina avistaram 120 baleias-francas durante um sobrevoo que é feito anualmente durante a temporada. A ação, que ocorreu no sábado (4), percorreu a costa entre Florianópolis e Cidreira (RS). Ao todo, foram registradas 60 pares de mãe com seus filhotes. O número é quase três vezes o registrado em setembro passado, quando 43 animais foram encontrados.

A maioria dos animais foi encontrada entre a Guarda do Embaú, em Palhoça, na Grande Florianópolis, e a Gamboa, na cidade de Garopaba, no Sul catarinense. No perímetro, foram 18 pares de mãe e filhote.

  • Palhoça: 3 pares;
  • Garopaba: 21 pares;
  • Imbituba: 26 pares;
  • Laguna: 3 pares;
  • Arroio do Silva: 2 pares;
  • Rio Grande do Sul: 5 pares.

Segundo Karina Groch, diretora de pesquisa do projeto, a expectativa foi superada durante o sobrevoo. As baleias se reproduzem em média a cada 3 anos, mas o intervalo pode aumentar após períodos em que há pouca disponibilidade de alimento.

"Estamos muito felizes com o resultado final, quase o três vezes este número do ano passado, e este e um excelente resultado", disse.

O objetivo do sobrevoo é realizar a fotoidentificação individual das baleias, para estudos populacionais e de uso de habitat.

Fonte: G1 Santa Catarina
Fotos
Comentários