Atenção estudantes da rede estadual de Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, São José do Cedro e região. Aulas presenciais podem voltar em etapas a partir de 13 de outubro
Secretaria Estadual de Educação estará apresentando neste mês, aos municípios, um plano de contingência para a retomada das aulas presenciais, em etapas.
Por: Sandro Barcelos
01 de setembro de 2020
A- A A+
Foto: Diorgenes Pandini - NSC

Atenção estudantes da rede estadual de Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, São José do Cedro e toda a Santa Catarina. As aulas poderão ser retomadas, de fato, no dia 13 de outubro, como previsto anteriormente em Decreto Estadual, em etapas, mas depende das condições sanitárias até lá.

Em uma reunião do comitê com 15 entidades que discute a educação em Santa Catarina durante a pandemia do novo coronavírus, na última sexta-feira (28), foi apresentado o plano estadual de contingência para a retomada das aulas presenciais no Estado.

Os termos discutidos na reunião foram compilados em um documento, que estará sendo encaminhado aos municípios nos próximos dias, como uma referência na elaboração de regras a serem adotadas pelos municípios, no retorno às aulas de aula.

Com isso, os diretores das escolas estarão recebendo orientações e treinamentos específicos, para que elaborem planos de cada unidade escolar, segundo o documento.

“Precisamos ter segurança para os alunos, aos professores, a todos os profissionais que participam do processo de educação. Essa é uma das premissas” disse o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

O plano traz cinco cadernos de diretrizes apresentados pelo comitê em julho, que incluem as medidas sanitárias, pedagógicas, gestão de pessoas, transporte escolar e alimentação escolar a serem adotadas.

Agora, mais três pontos foram acrescentados ao plano de contingência: diretrizes para comunicação e informação, capacitação e treinamentos e finanças. As regras, elaboradas com participação da Defesa Civil, serão referência para que cada rede de educação elabore seu protocolo próprio.

 

Retorno em etapas

As aulas foram suspensas em 19 de março e seguem assim pelo menos até 12 de outubro na rede estadual de educação, nas redes municipais e também em escolas privadas. Só na rede estadual, são mais de 500 mil estudantes afetados com a pandemia.

O retorno está condicionado à situação sanitária de Santa Catarina no fim de setembro. Isso porque a retomada será anunciada com ao menos duas semanas de antecedência.

Segundo a Secretaria de Saúde, para a aula voltar, nem a situação de risco moderado por causa da Covid-19 pode está em vigência. Atualmente, são cinco regiões em situação gravíssima e 11 em risco grave. Até a noite de sábado (29), eram 2.218 mortes pela doença e 146,4 mil diagnosticados com coronavírus.

Quando acontecer, o retorno deve ser escalonado. Os estudantes do ensino médio voltam primeiro e depois os demais. Os alunos que tiveram dificuldades de acessar os materiais virtuais e impressos também terão prioridade na volta. Crianças da educação infantil devem ser as últimas a retornarem.

Grupos de trabalho municipais foram criados para discutir os detalhes e especificidades das unidades de ensino para o retorno. Em Joinville, por exemplo, a prefeitura divulgou que 30% dos alunos devem retornar primeiro em cada turma, com duas horas de aulas por período. Os alunos devem retornar semanalmente até chegar o total de 24,5 mil estudantes.

Além da retomada presencial para outubro, o comitê estadual também está preparando um plano de reforço escolar para o ano que vem. Haverá turmas aos alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio interessados em reforçarem os conteúdos de 2020 no contraturno de 2021.

Fonte: Redação
Fotos
Comentários