Cidades gêmeas sem a tradicional Semana da Pátria
Todos os anos entidades e forças de segurança das duas cidades se mobilizam na Avenida Sete de Setembro para às comemorações.
Por: Itamar Soares
01 de setembro de 2020
A- A A+
Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília/Divulgação

O tradicional Desfile de Sete de Setembro em comemoração a Independência do Brasil, devido à pandemia, não acontecerá nas cidades gêmeas de Barracão e Dionísio Cerqueira.

Por meio da independência, em 1822, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente.

Por aqui, todos os anos entidades e forças de segurança das duas cidades se mobilizam na Avenida Sete de Setembro para às comemorações.

Do dia 01 de setembro até o dia 06, pela manhã e final da tarde, acontecia o hasteamento e arriamento das bandeiras do Brasil, dos estados do Paraná e Santa Catarina e dos municípios de Barracão e Dionísio Cerqueira.

Já no Dia 07 de Setembro, Independência do Brasil, pela manhã, aconteceria o tradicional desfile, porém, excepcionalmente este ano, não teremos o ato cívico.

A medida sanitária foi adotada pelos prefeitos de Barracão e Dionísio Cerqueira, através de protocolos médicos e decretos, a fim de evitar aglomerações e possíveis novos contágios por coronavírus, haja vista a grande participação de crianças e idosos.

De acordo com o Secretário de Educação de Dionísio Cerqueira, Evandro Vargas, mesmo com o cancelamento, a data será trabalhada com os alunos do município de forma remota, através do civismo, símbolos, a importância da data para o Brasil, ou seja, será feito o resgate histórico nesta semana.

No município de Barracão, a Secretaria informou que a data também será trabalhada através do simbolismo, bandeira, hino e a história do Sete de Setembro.

Já em Bom Jesus do Sul o Secretário Clauderi Farias informou que da mesma forma, o município estará trabalhando atividades relacionadas à independência, inclusive, já foram encaminhados materiais para os alunos sobre o tema.

Dá mesma forma, o Desfile Cívico este ano não será realizado em Bom Jesus do Sul.

Fonte: Redação
Fotos
Comentários