Juiz manda CBF explicar ausência do número 24 entre convocados da Seleção na Copa América
Decisão se dá em ação de Grupo Arco-Íris, que questiona razão de equipe de Tite ser a única no torneio sem jogador com numeração nas costas
Por: Alisson Júnior
01 de julho de 2021
A- A A+
Globo Esporte

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que a CBF explique, em até 48 horas, os motivos de não usar o número 24 entre os convocados para a Copa América, que está sendo disputada no Brasil. O juiz Ricardo Cyfer, da 10ª vara cível da capital, estipulou multa diária de R$ 800 em caso de descumprimento.

A liminar, concedida na última terça-feira, foi pedida pelo Grupo Arco Íris de Cidadania LGBT, que listou cinco questionamentos à CBF:

▪ A não inclusão do número 24 no uniforme oficial nas competições constitui uma política deliberada da interpelada?

▪ Em caso negativo, qual o motivo da não inclusão do número 24 no uniforme oficial da interpelada?

▪ Qual o departamento dentro da interpelada, que é responsável pela deliberação dos números no uniforme oficial da seleção?

▪ Quais as pessoas e funcionários da interpelada, que integram este departamento que delibera sobre a definição de números no uniforme oficial?

▪ Existe alguma orientação da FIFA ou da CONMEBOL sobre o registro de jogadores com o número 24 na camisa?

A seleção brasileira é a única equipe da Copa América que não usa o número 24 entre os convocados. A CBF não se manifestou sobre a ação – também não o fez no questionamento do site “Uol”, que fez reportagem sobre a ausência do 24 entre os convocados da Copa América.

O mês de junho é do orgulho LGBTQIA+ e o dia 28 de junho, na última segunda-feira, foi o Dia Internacional do Orgulho Gay. O número 24 é constantemente, e historicamente, relacionado com o homem gay por conta do jogo do bicho, que associa este número ao veado, animal, que por sua vez, é utilizado como forma de ofensa para a comunidade LGBTI+.

Fonte: GE
Fotos
Comentários