Prefeitura de Barracão fecha parceria para volta do Sesi/Senai o município, com cursos de capacitação
Ascoagrin foi convidada a participar da parceria e a primeira “Carreta de Treinamento” (escola móvel) será nas áreas de panificação e confeitaria.
Por: Deise Bach
23 de junho de 2021
A- A A+

A convite da administração de Barracão, a Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin integra a parceria entre a prefeitura do município e o Sistema Sesi/Senai-Paraná (Serviço Social da Indústria / Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Na semana passada, o prefeito de Barracão, Jorge Santin e a presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, participaram de uma reunião, com os representantes do Sesi/Senai, Cláudia Ferronato Nunes e Brunny Tomio Futata.

Na oportunidade, foi tratado sobre a volta do escritório do Sesi/Senai à Barracão, sobre cursos técnicos de capacitação e sobre o realinhamento da parceria entre a prefeitura barraconense e as entidades.

Agora, na manhã desta terça-feira, 22 de junho, aconteceu uma nova reunião na prefeitura barraconense, para novos encaminhamentos.

Participaram do encontro, o prefeito de Barracão, Jorge Santin, a presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, e os coordenadores regionais do Sesi/Senai, Marta Marcello Tesser e Brunny Tomio Futata.

A parceria entre a prefeitura de Barracão e o Sesi/Senai, tem por objetivo trazer as duas entidades de volta a Barracão, para ofertar cursos de capacitação.

“A administração barraconense pretende que o Sesi/Senai voltem a ser atuantes no município e considera fundamental a capacitação profissional, de forma a termos pessoas capacitadas e qualificadas para serem absorvidas pelo mercado de trabalho”, ressaltou Raquel Schwab.

Com esse propósito, a administração convidou a Ascoagrin a integrar essa parceria.

Na primeira reunião, o Sesi/Senai apresentou quais os produtos, serviços e qualificações que têm para oferecer ao município.

Na reunião desta terça-feira, aconteceu o fechamento das primeiras propostas.

Administração Municipal, adquiriu uma “Carreta de Treinamento” (um tipo de escola móvel, que funciona em uma carreta), para disponibilização dos cursos nas áreas de panificação e confeitaria

Essa Carreta de Treinamento deverá estar em Barracão entre os meses de agosto e setembro, prevendo a qualificação de 60 a 90 profissionais.

“É um passo importante para o município e também para a Ascoagrin, enquanto entidade empresarial, pois estaremos juntos com a Sala do Empreendedor, selecionando as micro e pequenas empresas associadas e não associadas à Ascoagrin. Em um segundo momento, se não fecharmos as vagas com os MEIs, o curso será ofertando para a população em geral”, explicou Raquel.

Essa parceria envolve um investimento financeiro, que está sendo bancado 100% pela prefeitura municipal de Barracão.

Desta forma, o curso de qualificação, nas áreas de panificação e confeitaria, será focado apenas para os MEIs e a população de Barracão.

Raquel destacou que esse será um curso experimental, o primeiro a ser realizado pela parceria, mas a administração de Barracão já prevê novos cursos.

“Esse primeiro curso é uma importante oportunidade, pois constatamos que durante a pandemia, muitas pessoas que atuavam na informalidade, tiveram o desejo de abrir um MEI e iniciar sua empresa, fazendo massas, pães, docinhos, salgadinhos, entre outros, em casa. Esse é um nicho de mercado que cresceu em todas as cidades. Diante disso, a administração de Barracão priorizou por capacitar essas pessoas, para que possam, cada vez mais, prestar um serviço e oferecer produtos com excelência, com profissionais de alto nível, atuando no município”.

 

DATAS

A partir de agora, a administração de Barracão e a Ascoagrin estarão definindo e informando a comunidade sobre as datas para as inscrições, o local onde será instalada a Carreta de Aperfeiçoamento e a data para a realização do curso.

 

ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL

O Sesi/Senai também trará a Barracão a oportunidade de conclusão do Ensino Médio e Fundamental para adultos.

“Hoje as pessoas que querem concluir essas modalidades de ensino esbarram na dificuldade de ter que se deslocar, uma vez por mês, a Francisco Beltrão, para fazer provas e pegar os materiais. Com a parceria, essa possibilidade será disponibilizada aqui mesmo em Barracão, para que os interessados finalizem seus estudos de forma virtual”.

Raquel afirmou que essa novidade, proposta pela administração de Barracão, através da parceria com o Sesi/Senai, é positiva e de grande importância, pois quanto mais pessoas formadas existirem, mais profissionais capacitados estarão à disposição do mercado de trabalho.

“Os empresários precisam de profissionais capacitados e estamos satisfeitos e gratificados em participar desta parceria com a prefeitura municipal de Barracão”.

 

PARCERIAS

Raquel, concluiu dizendo que essa parceria com a prefeitura municipal de Barracão é muito positiva, dará ótimos resultados e outras deverão ser efetivadas.

“Esse é o nosso objetivo, enquanto entidade representativa da classe empresarial. Entendemos que sozinhos não vamos a lugar nenhum e precisamos das parcerias. Parcerias com o poder público são muito importantes, tanto para os empresários, quanto para o poder público. Unir forças, em prol de um objetivo comum, traz bons resultados e nosso objetivo é que nosso comércio, cada vez mais, esteja capacitado e fortalecido, pois esse é um dos principais pressupostos do crescimento. Estamos muito otimistas com essa parceria, pois sabemos que virão outras”, finalizou a presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Ascoagrin
Fotos
Comentários