Alep aprova projeto para realização da “Semana Estadual do Rádio” no Paraná
A proposta prevê a inclusão da “Semana Estadual do Rádio” com base no dia 25 de setembro
Por: Deise Bach
27 de agosto de 2020
A- A A+
Deputado Luiz Carlos Martins foi o responsável pelo projeto de lei

A semana dedicada ao rádio foi aprovado em segunda votação nesta quarta-feira (26) na Assembleia Legislativa do estado. O projeto de lei 450/2020 proposto pelo radialista e deputado estadual, Luiz Carlos Martins, recebeu 51 votos favoráveis em sessão plenária remota.

A proposta prevê a inclusão da “Semana Estadual do Rádio” com base no dia 25 de setembro, data de nascimento de Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil, fundador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro em 1922 (hoje, Rádio MEC). O objetivo de Martins foi celebrar a importância do meio, que chega a ser consumido por 83% da população brasileira, sendo que na Grande Curitiba o índice chega a 86%, com uma média diária superior a quatro horas de escuta.

“O rádio engaja, informa, emociona. É o meio de comunicação mais popular, mais acessível, que mais chega nas pessoas, em todo lugar, seja em casa, no trajeto, no trabalho. Só no Paraná, há quase 400 emissoras de rádio, para ter uma ideia”, explica o deputado, autor do projeto.

A aprovação do Projeto é vista com otimismo pela Aerp. “Agradecemos o Deputado Estadual, Luiz Carlos Martins, que também é radialista, pela elaboração do Projeto que valoriza a radiodifusão paranaense”, afirmou o presidente da entidade, Michel Micheleto.

O texto prevê o desenvolvimento de atividades, ações e campanhas que esclareçam sobre a importância do meio rádio na divulgação de história, cultura, notícias, educação e entretenimento com cursos, oficinas e seminários – especialmente nos meios estudantil e universitário -, bem como realização de palestras e debates voltadas para radiodifusores de todo o estado, por meio de parcerias entre Poder Público, faculdades, universidades e associações representativas da área de Comunicações. Agora o projeto segue para promulgação por parte do governador Ratinho Júnior.

Fonte: Redação Aerp
Fotos
Comentários