Com ação em 9 estados, PF desarticula quadrilha de tráfico internacional de drogas
Foram cumpridos 110 mandados de prisão e busca e apreensão.
Por: Deise Bach
07 de maio de 2021
A- A A+
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Uma quadrilha que comandava um esquema de tráfico internacional de drogas foi desarticulada pela Polícia Federal nesta quinta-feira.

Como parte da Operação Grão Branco, agentes cumpriram 110 mandados de prisão, busca e apreensão nos estados Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo e prenderam investigados.

Além disso, por determinação da 1ª Vara da Justiça Federal de Cáceres, no Mato Grosso, houve busca e apreensão de dez aeronaves e o sequestro de todos os bens de 103 pessoas físicas e jurídicas investigadas.

As investigações que culminaram na operação desta quinta-feira começaram em 2019 após a apreensão de 495 kg de cocaína no município de Nova Lacerda, no Mato Grosso.

De acordo com a Polícia Federal, o líder da organização criminosa, já condenado por tráfico de drogas, estava foragido da Justiça brasileira e controlava toda a logística do transporte da droga a partir de uma mansão em um condomínio de luxo na Bolívia.

Em 2020, por meio da cooperação internacional com a polícia boliviana, esse líder foi entregue as autoridades brasileiras, mas seus familiares e outros integrantes da organização criminosa continuaram a comandar a logística de transporte da droga.

Operação foi batizada de GRÃO BRANCO em alusão ao transporte de grãos de soja e milho que era feito do Mato Grosso para São Paulo para justificar as viagens das carretas que transportavam também a cocaína traficada.

Fonte: Redação Rádio Fronteira - Informações Rádio 2
Fotos
Comentários