Prova de vida pelo celular começa nesta quinta-feira (20)
Aproximadamente 500 mil aposentados vão participar do procedimento.
19 de agosto de 2020
A- A A+
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Começa no próximo dia 20 de agosto, quinta-feira, a prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS por meio do celular.

A medida ainda é um projeto-piloto da previdência, que quer realizar o procedimento por meio de uma foto do rosto do aposentado, como uma selfie. A expectativa do INSS é disponibilizar este tipo de serviço para todos os segurados ainda este ano.

Serão utilizadas para a comparação, fotos que já estão no banco de dados do governo federal, como a foto da carteira de motorista digital.

A prova de vida é um procedimento anual realizado por todos os aposentados do país. Geralmente, o segurado vai até ao banco onde ele recebe o benefício e realiza a prova.

O governo suspendeu o procedimento devido à pandemia, mas a medida só vale até setembro. Aposentados com mais de 60 anos de idade e que não podem sair de casa devido à problemas de locomoção, podem enviar um procurador ao banco para realizar a prova de vida.

Neste primeiro momento, o INSS vai selecionar os aposentados que vão participar do projeto-piloto. Será enviado um aviso por meio do aplicativo meu INSS e via SMS solicitando que o segurado tire a foto e envie para a comprovação.

Aproximadamente 500 mil aposentados vão participar do procedimento.

Fonte: MAISNEWS
Fotos
Comentários